terça-feira, 26 de agosto de 2008

Idas e vindas... Mudanças, despedidas... É tudo parte da vida...


"Todas as mudanças, mesmo as mais esperadas, trazem melancolia, pois deixamos para trás uma parte de nós (...)"
Anatole France

Essa foi uma frase enviada por um amigo muito querido, num e-mail de despedida.
(Aliás, despedida tripla, de pessoas queridas e especiais.
Boa sorte para os três! Que a vida os brinde com excelentes coisas!)

Despedidas tem sido uma constante na minha vida, especialmente nestas últimas três semanas. =(
E como dóem. Muito, muito mesmo, de um jeito que muita gente nem imagina.
Sim, eu sei que a vida é feita de encontros e despedidas, que isso faz parte, que somos seres essencialmente sozinhos, que as pessoas passam pelas nossas vidas e vão embora, que é o natural; mas dói. Eu não queria ter que me despedir das pessoas, eu adoraria que as pessoas que eu gosto permanecessem na minha vida por muito e muito tempo e, se possível (sei que é muito forte, mas por que não?), para sempre!

E quantas saudades eu sinto das pessoas (e de vez em quando, acho que as pessoas não sentem nem metade da saudade que sinto delas).
E como diz na frase que citei, uma parte de mim, do meu coração, eu deixo com as pessoas que gosto, sempre.

Sim, eu fiquei muito triste de ir para Salvador, sozinha e deixar minha família e meus amigos em São Paulo. Chegar num lugar onde não conhecia ninguém e ter que me virar por lá. Eu tive medo. Foi bem difícil no começo.
Mas...
Depois de quatro meses, ao voltar de Salvador (ainda mais da maneira tão inesperada como foi), voltei de coração partido pelas novas amizades que fiz e que mais uma vez tive que deixar para trás. Eu aprendi muita coisa lá e amadureci bastante. Eu conheci um novo modo de viver, muitas coisas mudaram, valores repensados e novas formas de ver as coisas, a vida, tudo. E foi maravilhoso reaprender a ser feliz!
Como o retorno foi doloroso, voltei com o coração partido, por tudo e, principalmente, por todos que ficaram para trás (e que ficaram com pedaços do meu coração)...

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma dificuldade imensa com mudanças. Mudanças me assustam, eu fico com medo delas. E isso é até paradoxal, porque ao mesmo tempo, eu não vivo sem mudanças na minha vida. Quando está tudo sempre igual, sempre do mesmo jeito, eu quase enlouqueço.
(Mas as mudanças tem que ser sempre tão bruscas, tão rápidas, tão chocantes?)

Bom, eu precisava escrever sobre esse retorno, mas precisava sair do "choque" antes de fazer isso. Em alguns aspectos, precisava me refazer.

Sim, ficaram muitas, mas muitas coisas boas mesmo, desse período que estará comigo pelo resto da minha vida!

Tudo valeu a pena!

E sim, eu amo! Amo muito!

5 comentários:

Unknown disse...

Minha amiga querida!!!
Como sinto sua falta, e sei que um pedaço do seu coração está comigo, assim como um pedaço (generoso) está com você!
Espero que vc se refaça de tudo isso, e o melhor, tire muitas lições(que sei que vc tirou)...
Tudo vale a pena, tudo!!! E vc é a mulher mais corajosa que já conheci! Tenho orgulho de vc querida! Beijos Clari

Anônimo disse...

Peço licensa pra chegar de fininho e dizer que és absolutamente brilhante.. e que suas mudanças..proporcionam palavras como essas que qdo lidas por nós mudam nossas vidas e passamos a ver a vida de uma maneira melhor..mudamos.. mudamos de conceito e atitudes.. conforme suas palavras..por isso digo que suas mudanças são nossas mudanças... Bjo..Rick..

thais disse...

ooo, minha querida.......
mas mudanças são boas.
(eu tb odeio, mas na maioria das vezes elas acabam sendo boas, né?)

beijo, viu?

ah, vamos almoçar qq dia no via manjerona?

Anônimo disse...

por onde andas?
preciso falar-lhe, sobre o blog. lembra?

apareça quando puder :D

beijo

Pammy Motta disse...

quando vc foi eu disse que seria bom, mas não imaginava que fosse ser tão rapido e tão doloroso o fim
se cuida